Ouvidoria emite comunicado sobre suspensão da Audiência Pública que trataria da Degradação do Ecossistema da APA Lagoas e Dunas do Abaeté
Por Lucas Cunha - DRT/BA 2944
A Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA emitiu um comunicado nesta sexta-feira, 4, para informar aos órgãos e instituições, bem como à sociedade civil em geral, sobre a suspensão da Audiência Pública que trataria da Degradação do Ecossistema da Área de Proteção Ambiental (APA) das Lagoas e Dunas do Abaeté
O evento seria realizado nesta sexta, 4, às 9h, em ambiente virtual por meio da plataforma Google Meet, entretanto ocorreram ataques virtuais, orquestrados com o fim de prejudicar o evento, provocando a impossibilidade de sua realização.
Lamentavelmente, a Ouvidoria Cidadã de DPE/BA passa a ser mais uma nas estatísticas das vítimas de invasores de reuniões virtuais, um fenômeno mundial e ampliado, consideravelmente, durante o atual contexto de crise sanitária.
O comunicado ainda informa que os fatos estão sendo apurados, na finalidade de identificação dos culpados e, ainda, de definir melhores estratégias de realização de eventos virtuais com medidas de segurança, de modo a evitar novas investidas.
No documento, a Ouvidoria ainda ressalta que supõe que o fato trata-se de uma ação organizada e coordenada, não apenas para ferir o debate democrático, mas para atingir a efetividade da pauta a ser abordada.
Por isso, a Ouvidoria avisa no comunicado: “Nenhum ataque impedirá a Ouvidoria Cidadã do cumprimento da sua missão democrática de exercer a ‘escuta ativa’ da população, em busca de caminhos para garantia de direitos e, sobretudo, de dar voz às pessoas mais vulnerabilizadas deste Estado”.
Por fim, a Ouvidoria Cidadã pede desculpas pelo ocorrido, e informa que posteriormente informará sobre a nova data de realização da Audiência Pública.
Veja abaixo a íntegra do documento.