Posse popular da ouvidora-geral lota auditório da Escola Superior
Eleita ouvidora-geral por maioria dos votos da sociedade civil e do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia, a socióloga Vilma Reis, reuniu nesta quarta-feira, 19, movimentos sociais, defensores públicos e familiares para posse popular que aconteceu no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública – Esdep. Vilma Reis já tinha sido empossada, formalmente, durante solenidade em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública, no dia 19 de maio.
“A posse popular tem como objetivo levar a população a se aproximar da Defensoria Pública e que a gente entenda essa Instituição como a que dialoga de verdade com a sociedade baiana e brasileira. Esse espaço é nosso! Estamos aqui, hoje, com pessoas que não abrem mão dos seus direitos. O povo precisa se sentir parte da construção da Instituição”, disse a ouvidora-geral da DPE/BA, Vilma Reis.
Para o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, a Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública da Bahia não poderia estar mais bem representada com a recondução de Vilma Reis para o cargo de ouvidora-geral. Ele ainda destacou o papel fundamental que a sociedade civil possui para o fortalecimento da Defensoria Pública: “É necessária a união da Instituição com vocês para a construção do orçamento participativo. É a primeira vez que uma instituição no sistema de Justiça constrói o orçamento participativo”.
Presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia – Adep, João Gavazza afirmou que a Defensoria Pública é um modelo ímpar no sistema de Justiça quando ela democratiza o espaço institucional para que toda sociedade tenha voz e participe da construção. A corregedora-geral da DPE/BA, Célia Padilha, considerou que a posse popular foi um momento significativo e elogiou a trajetória de Vilma Reis ao longo da sua história na defesa das questões de extrema relevância social.
Na ocasião, também estiveram presentes a procuradora de Justiça Cleusa Boyda, representando a procuradora-geral de Justiça do Estado da Bahia, Ediene Lousado; o ouvidor-geral do Estado da Bahia, José Maria Dutra; Tânia Palma, representante da Organização de Mulheres Negras, Raça, Gênero e Direitos Humanos; Maura Cristina, representante do Movimento Sem Teto da Bahia; o defensor federal Gabriel César dos Santos. A posse popular ainda contou com a apresentação das cantoras Matilde Charles e Nara Couto.
CONSELHOS DE DIREITOS
Durante o período da manhã, uma roda de conversa com os movimentos sociais e Conselhos Direitos aconteceu no auditório da Esdep. Curso Pré-vestibular Vilma Reis, a comunidade quilombola Rio dos Macacos, o Sindoméstico Bahia foram alguns grupos que puderam apresentar suas atividades e trocar informações a respeito das suas atuações.